Entrada Planificações 9º ano Planificação 9º ano

PostHeaderIcon Planificação 9º ano

Ano lectivo 2011/2012         TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX    9º Ano de Escolaridade

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

Tratamento da informação/utilização das fontes (distinguir fontes de natureza diversa e analisá-las)

Compreensão histórica

. Temporalidade (situar no tempo os acontecimentos)

.Espacialidade (situar no espaço os acontecimentos)

Contextualização (integrar os acontecimentos no plano da estrutura e da conjuntura)

Comunicação em História (utilização do vocabulário específico da disciplina, redacção de textos com correcção linguística

 

-Explicar a preponderância europeia no mundo no início do séc. XX

-Localizar os impérios coloniais europeus nos finais do séc. XIX

-Relacionar a política industrial com o colonialismo

-Estabelecer a relação entre o ultimato inglês com o mapa cor-de –rosa

-Explicar a diversidade territorial e política da Europa antes de 1914

-Justificar a rivalidade económica entre as potências europeias

-Indicar os factores que conduziram à 1ª Guerra Mundial

-Distinguir as fases da 1ª Guerra Mundial

-Apontar as razões da vitória dos Aliados

-Explicar as consequências da 1ª Guerra Mundial

1.Hegemonia e declínio da influência europeia

Imperialismo e colonialismo: a partilha do Mundo

 

*Colonialismo

*Imperialismo

 

A I Guerra Mundial

 

As transformações económicas do após-guerra no Mundo Ocidental

 

*Taylorismo

*Estandardização

*Monopólio

 

Da Rússia dos Czares à Rússia dos Sovietes

 

*Comunismo

*Marxismo-leninismo

*Bolchevique

*Soviete

*Nacionalização

*Ditadura do proletariado

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)

 

Webquest’s

 

Visita de estudo

 

Manual escolar

 

Caderno de actividades

 

Caderno diário

 

Filmes

 

Barras cronológicas

 

Mapas

 

Fotografias/

Imagens

 

Jornais/

Revistas

 

Software educativo

 

 

 

 

TV / Leitor de DVD

Quadro branco / caneta

 

Quadro Interactivo

 

PC portáteis

 

Projector multimédia

 

Data show

 

Recursos on-line

 

 

 

17 tempos

(de 45 m)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registos contínuos de avaliação integrada

 

Avaliação procedimental/

atitudinal

 

Avaliação do trabalho de pares

 

Avaliação formativa

 

Avaliação sumativa

 

Auto e heteroavaliação

Ano lectivo 2011/2012            TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX    9º Ano de Escolaridade

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

-Referir as imposições do Tratado

de Versalhes

-Justificar o desenvolvimento dos EUA nos anos 20

-Explicar os principais antagonismos sociais e políticos na Rússia dos inícios do séc. XX

-Referir as principais características da Revolução de Fevereiro

-Indicar as principais características da Revolução de Outubro

-Justificar as razões que levaram Lenine a adoptar a Nova Política económica

-Indicar os factores de crise e queda da monarquia

-Referir as medidas governativas da 1ª República no campo social, do ensino e da Igreja

-Justificar a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial

-Explicar os factores que levaram ao 28 de Maio de 1926

-Caracterizar a ditadura militar em 1926

-Identificar as modificações operadas nas práticas sociais e nos valores ao longo dos anos 20

-Explicar a importância da Imprensa e da Rádio nos anos 20 como poderosos meios de formação e padronização da opinião pública

-Distinguir as diferentes vertentes do Cinema (arte, divertimento, indústria)

- Identificar as modificações operadas nas práticas sociais e nos valores ao longo dos anos 20

2. Portugal: da I República à Ditadura Militar

Crise e queda da Monarquia

 

*Ultimato

*Republicanismo

 

A Revolução Republicana

 

A I República – realizações da acção governativa

 

Dificuldades da acção governativa

 

 

3. Sociedade e Cultura: um Mundo em mudança

Mutações na estrutura social e nos costumes

 

*Cultura de massas

*Mass media

 

Os novos caminhos das Ciências

 

Ruptura e inovação nas Artes e na Literatura

 

 

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)

 

Webquest’s

 

Visita de estudo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 tempos

(de 45 m)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 tempos

(de 45 m)

 

 

 

Ano lectivo 2011/2012         TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX     9º Ano de Escolaridade

TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

- Explicar a importância da

imprensa e da Rádio nos anos 20 como poderosos meios de formação e padronização da opinião pública

-Distinguir as diferentes vertentes do Cinema (arte, divertimento, indústria)

-Enumerar os factores que contribuíram para a melhoria das condições de vida do operariado

-Explicar as transformações sociais operadas no após-guerra (novos ricos, novos pobres, emancipação feminina)

-Indicar os contributos de Freud e Einstein para as profundas modificações nos domínios das ciências humanas e físicas

-Identificar as novas tendências artísticas

-Caracterizar o modernismo arquitectónico

-Indicar sinais de instabilidade na economia dos EUA

-Caracterizar a crise de 1929

-Referir os efeitos da crise nos EUA

-Relacionar a crise americana com a crise mundial

-Reconhecer as consequências sociais da crise económica nos EUA e no resto do mundo

A inovação cultural em Portugal

 

 

 

 

J.1. Entre a Ditadura e a Democracia

 

 

A grande crise do capitalismo nos anos 30

 

*Superprodução

*Deflação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)

 

Webquest’s

 

 

 

 

Manual escolar

 

Caderno de actividades

 

Caderno diário

 

Filmes

 

Barras cronológicas

 

Mapas

 

Fotografias/

Imagens

 

Jornais/

Revistas

 

Software educativo

 

 

 

 

 

TV / Leitor de

DVD

Quadro branco / caneta

 

Quadro Interactivo

 

PC portáteis

 

Projector multimédia

 

Data show

 

Recursos on-line

 

 

 

 

 

15 tempos

(de 45 m)

 

Avaliação: 5 tempos

(de 45 m)

 

Fim do 1º Período/Início 2º Período

 

 

 

 

 

 

Registos contínuos de avaliação integrada

 

Avaliação procedimental/

atitudinal

 

Avaliação do trabalho de pares

 

Avaliação formativa

 

Avaliação sumativa

 

Auto e heteroavaliação

Ano lectivo 2011/2012        TEMA J –  DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL 9º Ano de Escolaridade

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

-Explicar as soluções adoptadas pelos EUA, Inglaterra e França para superar a crise

-Apontar os factores do desenvolvimento do Fascismo

-Referir os meios utilizados pelos Fascistas para a sua implantação

-Caracterizar o Fascismo

-Analisar o Fascismo em Itália

-Caracterizar a situação alemã, relacionando-a com a tomada do

poder pelos Nazis

- Referir a originalidade do Nazismo em relação ao Fascismo

-Explicar os factores de desenvolvimento que permitiram a edificação do Estado Novo

-Caracterizar o Estado Novo

-Indicar as medidas económicas tomadas por Salazar

-Caracterizar a política colonial do Estado Novo

-Referir as medidas económicas tomadas por Estaline

-Caracterizar a Ditadura Estalinista

-Descrever o clima que leva à guerra civil

- Explicar a importância da guerra civil espanhola a nível interno e externo

- Indicar os factores que conduziram à 2ª Guerra Mundial

- Localizar territórios: sob o

Os regimes fascista e nacional-socialista (nazi)

  • *Nazismo
  • *Anti-semitismo

 

Portugal: a ditadura salazarista

 

A era estalinista na URSS

 

  • *Economia planificada

 

As tentativas da Frente Popular

 

Espanha: a vitória republicana e o levantamento nacionalista

 

 

J.2. A II Guerra Mundial

 

O desenvolvimento do conflito

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)

 

Webquest’s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 tempos

(de 45 m)

 

 

Ano lectivo 2011/2012         TEMA J –  DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL 9º Ano de Escolaridade

TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

domínio nazi/ dos países em guerra contra as potências do Eixo/ dos países neutros

- Apontar os princípios ideológicos que “explicam” a barbárie nazi

-Justificar a vitória dos Aliados

-Explicar o que foram as Conferências de Ialta e de Potsdam

-Referir as consequências da 2ª Guerra Mundial

-Nomear os objectivos da ONU

-Identificar os organismos da ONU

Indicar os factores que explicam a hegemonia dos EUA

-Identificar os objectivos do Plano Marshall

-Referir os objectivos do COMECON

-Explicar o que foi a guerra fria e as suas fases

-Definir Coexistência Pacífica

-Apontar os factores que contribuíram para a descolonização

-Enumerar os sectores dominantes da indústria na 2º metade do séc.XX

-Situar no tempo o arranque da 3ª Revolução Industrial

-Explicar o fim da supremacia económica absoluta dos EUA a partir de 1971

A Europa sob o domínio nazi

 

  • *Resistência

*Genocídio

 

A derrota alemã e o aniquilamento do Japão

 

Os caminhos da paz

 

 

 

 

K1 – O Mundo saído da guerra

Reconstrução e política de blocos

 

Os primeiros episódios da “Guerra Fria”

 

*Guerra fria

 

A recusa da dominação europeia: os primeiros movimentos de independência

 

*Autodeterminação

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 tempos

(de 45 m)

 

 

 

 

 

 

Ano lectivo 2011/2012         TEMA K–  DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

-Identificar a originalidade do modelo capitalista japonês

-Referir os factores de criação da CEE

-Nomear os órgãos da CEE com poder de decisão sobre os assuntos comunitários

-Enumerar os direitos fundamentais do cidadão europeu reconhecido no Acto Único

-Explicar a passagem da CEE para a EU

-Justificar a travagem do crescimento económico nos começos dos anos 70

- Explicar as principais mudanças na estrutura social a partir da década de 50

-Referir as principais medidas tomadas por Brejnev

-Identificar os principais objectivos da Perestroika

- Caracterizar o Maoísmo

-Explicar os factores do desmoronamento do bloco socialista

-Definir Terceiro Mundo

-Justificar a situação explosiva do mundo muçulmano

-Referir os problemas da África Negra

 

 

K2. As transformações do mundo contemporâneo

 

O dinamismo económico dos países capitalistas

 

O nascimento da Comunidade Europeia

 

As sociedades ocidentais em transformação

 

O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueio e rupturas

 

*Maoísmo

 

O Terceiro Mundo

 

  • *Terceiro Mundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

 

 

 

Manual escolar

 

Caderno de actividades

 

Caderno diário

 

Filmes

 

Barras cronológicas

 

Mapas

 

Fotografias/

Imagens

 

Jornais/

 

TV / Leitor de DVD

Quadro branco / caneta

 

Quadro Interactivo

 

PC portáteis

 

Projector multimédia

 

Data show

 

Recursos on-

line

 

 

9 (tempos

de 45 m)

 

Avaliação: 4 tempos

(de 45 m)

 

Fim do 2º Período/Início do 3ºPeríodo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registos contínuos de avaliação integrada

 

Avaliação procedimental/

atitudinal

 

Avaliação do trabalho de pares

 

Avaliação formativa

 

Avaliação sumativa

 

Auto e heteroavaliação

Ano lectivo 2011/2012    TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

- Explicar a existência do Movimento dos Não-Alinhados

 

-Descrever os acordos SALT

 

-Indicar a base social de apoio a Salazar a partir da década de 50

 

- Enumerar as instituições em que assentava o regime salazarista

 

-Justificar o surto migratório português na década de 60 e destinos

 

-Descrever o tipo de contestação feita ao regime salazarista

 

-Referir a política praticada por Salazar em relação às colónias

 

-Identificar os principais movimentos de independência existentes nas colónias portuguesas

 

-Indicar a reacção do Estado português face aos movimentos de independência

 

 

 

 

 

K3 – Portugal: do autoritarismo à democracia

 

A perpetuação do autoritarismo e a luta contra o regime

 

Os movimentos de independência e a Guerra Colonial

 

O marcelismo: a liberalização fracassada

 

Portugal democrático: a revolução de Abril e o processo revolucionário

 

As novas instituições democráticas

 

Os problemas do desenvolvimento económico: a integração europeia

 

Observação e interpretação de mapas

 

Observação e interpretação de barras cronológicas

 

Exploração de quadros e de gráficos

 

Leitura e interpretação de documentos escritos

 

Exploração de imagens e de filmes

 

Elaboração de esquemas / sínteses

 

Resolução de fichas do Caderno de Actividades

 

Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revistas

 

Software educativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 (tempos

(de 45 m)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano lectivo 2011/2012      TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO

Competências a desenvolver

Totalidade dos conteúdos programáticos

Actividades/Estratégias

(sugestões)

Materiais curriculares

Recursos didácticos

Calendarização

Critérios de avaliação

 

-Indicar a reacção do Estado português face aos movimentos de independência

 

-Explicar o significado da designação “primavera marcelista”

-Referir os factores da Revolução de 25 de Abril de 1974

-Nomear as primeiras medidas da Revolução

-Explicar a importância da Constituição de 1976

-Indicar os factores da adesão de Portugal à CEE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação: 4 tempos

(de 45 m)

 

Fim do 3º Período

 

 

 

 

Actualizado em (Domingo, 11 Setembro 2011 22:17)

 
Próximos Eventos
No events