Planificação 9º ano
Ano lectivo 2011/2012 TEMA I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX 9º Ano de Escolaridade |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
Tratamento da informação/utilização das fontes (distinguir fontes de natureza diversa e analisá-las) Compreensão histórica . Temporalidade (situar no tempo os acontecimentos) .Espacialidade (situar no espaço os acontecimentos) Contextualização (integrar os acontecimentos no plano da estrutura e da conjuntura) Comunicação em História (utilização do vocabulário específico da disciplina, redacção de textos com correcção linguística
-Explicar a preponderância europeia no mundo no início do séc. XX -Localizar os impérios coloniais europeus nos finais do séc. XIX -Relacionar a política industrial com o colonialismo -Estabelecer a relação entre o ultimato inglês com o mapa cor-de –rosa -Explicar a diversidade territorial e política da Europa antes de 1914 -Justificar a rivalidade económica entre as potências europeias -Indicar os factores que conduziram à 1ª Guerra Mundial -Distinguir as fases da 1ª Guerra Mundial -Apontar as razões da vitória dos Aliados -Explicar as consequências da 1ª Guerra Mundial |
1.Hegemonia e declínio da influência europeia
Imperialismo e colonialismo: a partilha do Mundo
*Colonialismo *Imperialismo
A I Guerra Mundial
As transformações económicas do após-guerra no Mundo Ocidental
*Taylorismo *Estandardização *Monopólio
Da Rússia dos Czares à Rússia dos Sovietes
*Comunismo *Marxismo-leninismo *Bolchevique *Soviete *Nacionalização *Ditadura do proletariado |
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)
Webquest’s
Visita de estudo |
Manual escolar
Caderno de actividades
Caderno diário
Filmes
Barras cronológicas
Mapas
Fotografias/ Imagens
Jornais/ Revistas
Software educativo
|
TV / Leitor de DVD
Quadro branco / caneta
Quadro Interactivo
PC portáteis
Projector multimédia
Data show
Recursos on-line
|
17 tempos (de 45 m)
|
Registos contínuos de avaliação integrada
Avaliação procedimental/ atitudinal
Avaliação do trabalho de pares
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Auto e heteroavaliação |
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX 9º Ano de Escolaridade |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
-Referir as imposições do Tratado de Versalhes -Justificar o desenvolvimento dos EUA nos anos 20 -Explicar os principais antagonismos sociais e políticos na Rússia dos inícios do séc. XX -Referir as principais características da Revolução de Fevereiro -Indicar as principais características da Revolução de Outubro -Justificar as razões que levaram Lenine a adoptar a Nova Política económica -Indicar os factores de crise e queda da monarquia -Referir as medidas governativas da 1ª República no campo social, do ensino e da Igreja -Justificar a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial -Explicar os factores que levaram ao 28 de Maio de 1926 -Caracterizar a ditadura militar em 1926 -Identificar as modificações operadas nas práticas sociais e nos valores ao longo dos anos 20 -Explicar a importância da Imprensa e da Rádio nos anos 20 como poderosos meios de formação e padronização da opinião pública -Distinguir as diferentes vertentes do Cinema (arte, divertimento, indústria) - Identificar as modificações operadas nas práticas sociais e nos valores ao longo dos anos 20 |
2. Portugal: da I República à Ditadura Militar
Crise e queda da Monarquia
*Ultimato *Republicanismo
A Revolução Republicana
A I República – realizações da acção governativa
Dificuldades da acção governativa
3. Sociedade e Cultura: um Mundo em mudança
Mutações na estrutura social e nos costumes
*Cultura de massas *Mass media
Os novos caminhos das Ciências
Ruptura e inovação nas Artes e na Literatura
|
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)
Webquest’s
Visita de estudo |
|
|
7 tempos (de 45 m)
6 tempos (de 45 m)
|
|
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX 9º Ano de Escolaridade TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
- Explicar a importância da imprensa e da Rádio nos anos 20 como poderosos meios de formação e padronização da opinião pública -Distinguir as diferentes vertentes do Cinema (arte, divertimento, indústria) -Enumerar os factores que contribuíram para a melhoria das condições de vida do operariado -Explicar as transformações sociais operadas no após-guerra (novos ricos, novos pobres, emancipação feminina) -Indicar os contributos de Freud e Einstein para as profundas modificações nos domínios das ciências humanas e físicas -Identificar as novas tendências artísticas -Caracterizar o modernismo arquitectónico -Indicar sinais de instabilidade na economia dos EUA -Caracterizar a crise de 1929 -Referir os efeitos da crise nos EUA -Relacionar a crise americana com a crise mundial -Reconhecer as consequências sociais da crise económica nos EUA e no resto do mundo |
A inovação cultural em Portugal
J.1. Entre a Ditadura e a Democracia
A grande crise do capitalismo nos anos 30
*Superprodução *Deflação
|
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)
Webquest’s |
Manual escolar
Caderno de actividades
Caderno diário
Filmes
Barras cronológicas
Mapas
Fotografias/ Imagens
Jornais/ Revistas
Software educativo
|
TV / Leitor de DVD
Quadro branco / caneta
Quadro Interactivo
PC portáteis
Projector multimédia
Data show
Recursos on-line
|
15 tempos (de 45 m)
Avaliação: 5 tempos (de 45 m)
Fim do 1º Período/Início 2º Período
|
Registos contínuos de avaliação integrada
Avaliação procedimental/ atitudinal
Avaliação do trabalho de pares
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Auto e heteroavaliação |
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL 9º Ano de Escolaridade |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
-Explicar as soluções adoptadas pelos EUA, Inglaterra e França para superar a crise -Apontar os factores do desenvolvimento do Fascismo -Referir os meios utilizados pelos Fascistas para a sua implantação -Caracterizar o Fascismo -Analisar o Fascismo em Itália -Caracterizar a situação alemã, relacionando-a com a tomada do poder pelos Nazis - Referir a originalidade do Nazismo em relação ao Fascismo -Explicar os factores de desenvolvimento que permitiram a edificação do Estado Novo -Caracterizar o Estado Novo -Indicar as medidas económicas tomadas por Salazar -Caracterizar a política colonial do Estado Novo -Referir as medidas económicas tomadas por Estaline -Caracterizar a Ditadura Estalinista -Descrever o clima que leva à guerra civil - Explicar a importância da guerra civil espanhola a nível interno e externo - Indicar os factores que conduziram à 2ª Guerra Mundial - Localizar territórios: sob o |
Os regimes fascista e nacional-socialista (nazi)
Portugal: a ditadura salazarista
A era estalinista na URSS
As tentativas da Frente Popular
Espanha: a vitória republicana e o levantamento nacionalista
J.2. A II Guerra Mundial
O desenvolvimento do conflito |
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)
Webquest’s
|
|
|
10 tempos (de 45 m)
|
|
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL 9º Ano de Escolaridade TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
domínio nazi/ dos países em guerra contra as potências do Eixo/ dos países neutros - Apontar os princípios ideológicos que “explicam” a barbárie nazi -Justificar a vitória dos Aliados -Explicar o que foram as Conferências de Ialta e de Potsdam -Referir as consequências da 2ª Guerra Mundial -Nomear os objectivos da ONU -Identificar os organismos da ONU Indicar os factores que explicam a hegemonia dos EUA -Identificar os objectivos do Plano Marshall -Referir os objectivos do COMECON -Explicar o que foi a guerra fria e as suas fases -Definir Coexistência Pacífica -Apontar os factores que contribuíram para a descolonização -Enumerar os sectores dominantes da indústria na 2º metade do séc.XX -Situar no tempo o arranque da 3ª Revolução Industrial -Explicar o fim da supremacia económica absoluta dos EUA a partir de 1971 |
A Europa sob o domínio nazi
*Genocídio
A derrota alemã e o aniquilamento do Japão
Os caminhos da paz
K1 – O Mundo saído da guerra
Reconstrução e política de blocos
Os primeiros episódios da “Guerra Fria”
*Guerra fria
A recusa da dominação europeia: os primeiros movimentos de independência
*Autodeterminação
|
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)
|
|
|
7 tempos (de 45 m)
|
|
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA K– DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
-Identificar a originalidade do modelo capitalista japonês -Referir os factores de criação da CEE -Nomear os órgãos da CEE com poder de decisão sobre os assuntos comunitários -Enumerar os direitos fundamentais do cidadão europeu reconhecido no Acto Único -Explicar a passagem da CEE para a EU -Justificar a travagem do crescimento económico nos começos dos anos 70 - Explicar as principais mudanças na estrutura social a partir da década de 50 -Referir as principais medidas tomadas por Brejnev -Identificar os principais objectivos da Perestroika - Caracterizar o Maoísmo -Explicar os factores do desmoronamento do bloco socialista -Definir Terceiro Mundo -Justificar a situação explosiva do mundo muçulmano -Referir os problemas da África Negra
|
K2. As transformações do mundo contemporâneo
O dinamismo económico dos países capitalistas
O nascimento da Comunidade Europeia
As sociedades ocidentais em transformação
O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueio e rupturas
*Maoísmo
O Terceiro Mundo
|
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
|
Manual escolar
Caderno de actividades
Caderno diário
Filmes
Barras cronológicas
Mapas
Fotografias/ Imagens
Jornais/ |
TV / Leitor de DVD
Quadro branco / caneta
Quadro Interactivo
PC portáteis
Projector multimédia
Data show
Recursos on- line
|
9 (tempos de 45 m)
Avaliação: 4 tempos (de 45 m)
Fim do 2º Período/Início do 3ºPeríodo
|
Registos contínuos de avaliação integrada
Avaliação procedimental/ atitudinal
Avaliação do trabalho de pares
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Auto e heteroavaliação |
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
- Explicar a existência do Movimento dos Não-Alinhados
-Descrever os acordos SALT
-Indicar a base social de apoio a Salazar a partir da década de 50
- Enumerar as instituições em que assentava o regime salazarista
-Justificar o surto migratório português na década de 60 e destinos
-Descrever o tipo de contestação feita ao regime salazarista
-Referir a política praticada por Salazar em relação às colónias
-Identificar os principais movimentos de independência existentes nas colónias portuguesas
-Indicar a reacção do Estado português face aos movimentos de independência
|
K3 – Portugal: do autoritarismo à democracia
A perpetuação do autoritarismo e a luta contra o regime
Os movimentos de independência e a Guerra Colonial
O marcelismo: a liberalização fracassada
Portugal democrático: a revolução de Abril e o processo revolucionário
As novas instituições democráticas
Os problemas do desenvolvimento económico: a integração europeia |
Observação e interpretação de mapas
Observação e interpretação de barras cronológicas
Exploração de quadros e de gráficos
Leitura e interpretação de documentos escritos
Exploração de imagens e de filmes
Elaboração de esquemas / sínteses
Resolução de fichas do Caderno de Actividades
Trabalhos de pesquisa (individuais e de pares ou grupo)
|
Revistas
Software educativo
|
|
10 (tempos (de 45 m)
|
|
|
Ano lectivo 2011/2012 TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA AOS DESAFIOS CULTURAIS DO NOSSO TEMPO |
|||||||
Competências a desenvolver |
Totalidade dos conteúdos programáticos |
Actividades/Estratégias (sugestões) |
Materiais curriculares |
Recursos didácticos |
Calendarização |
Critérios de avaliação |
|
-Indicar a reacção do Estado português face aos movimentos de independência
-Explicar o significado da designação “primavera marcelista” -Referir os factores da Revolução de 25 de Abril de 1974 -Nomear as primeiras medidas da Revolução -Explicar a importância da Constituição de 1976 -Indicar os factores da adesão de Portugal à CEE
|
|
|
|
|
Avaliação: 4 tempos (de 45 m)
Fim do 3º Período
|
|
Actualizado em (Domingo, 11 Setembro 2011 22:17)