Planificação 7º ano
Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas
Escola Básica de Coronado e Covelas
Planificação didática da disciplina de História
7º Ano de escolaridade
Espaço temporal: de 17 de setembro de a 12 de outubro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
1.Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações.
1.1 As sociedades recolectoras:
-As primeiras conquistas do Homem:
- O fabrico de instrumentos; -o domínio do fogo; - os grandes caçadores; - economia de caça;
- o alargamento das áreas habitadas;
- a arte e os ritos.
1.2 As primeiras sociedades produtoras:
-As transformações climáticas:
-O aparecimento da agricultura;
-A economia de produção e progressos técnicos;
-A formação de aldeamentos e a diferenciação social;
-Cultos agrários e dos mortos; -novas manifestações artísticas.
|
Descrever as principais etapas do processo de hominização.
Referir as consequências da passagem à bipedia.
Mencionar a técnica da pedra lascada.
Enumerar as diferentes funções para que podiam servir os diferentes instrumentos. Indicar os processos usados pelo Homem pré-histórico para a produção de fogo.
Definir economia recolectora Relacionar o progresso técnico com a economia de caça.
Relacionar o aparecimento da agricultura e da domesticação de animais com as condições climáticas.
Avaliar a importância da passagem para uma economia produtora.
Referir as novas técnicas do neolítico.
Relacionar a formação de aldeamentos com a diferenciação social.
Explicar a existência de novos cultos e das novas formas artísticas.
|
Apresentação/ ficha diagnóstica
Observação e análise de imagens.
Visionamento de vídeos.
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos.
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
|
Manual
Retroprojetor
Computador
PowerPoint
Manual
Retroprojetor
Computador
PowerPoint |
Diagnóstica
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
2
3
3
|
1.1
4.1
6.1
8.1
12.1
3.1
7.1
14.1 |
Espaço temporal: de 15 de outubro a 9 de novembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
1.3 O Contributo das primeiras civilizações
As civilizações dos grandes rios: - condições naturais; - economia de excedentes; - religião e poder sacralizado; - inovações técnicas e saber; - criação artística. |
Localizar temporal e geograficamente as civilizações dos grandes rios.
Relacionar as condições naturais com o aparecimento das primeiras civilizações.
Caraterizar a civilização do antigo Egito. |
Observação e análise de imagens.
Visionamento de vídeos.
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos.
Elaboração de um teste escrito Entrega e correção dos testes sumativos
|
Manual
computador
Retroprojetor |
Observação direta.
Trabalho individual e em grupo.
Trabalhos de casa.
Sumativa |
4
2
2 |
4.1
8.1
10.1 |
Espaço temporal: 12 de novembro a 7 de dezembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
2 – A herança do Mediterrâneo Antigo
2.1 Os gregos no século V a.C.: o exemplo de Atenas
- Atenas e o espaço mediterrânico;
- O mundo helénico no século V a. C;
- Atenas: recursos económicos e abertura marítima;
- A democracia na época de Péricles;
- A sociedade ateniense: a vida quotidiana;
- O funcionamento do regime democrático;
- Religião e cultura. |
Identificar o espaço helénico como um mundo de cidades-estado.
Caraterizar as atividades económicas de Atenas.
Distinguir os grupos sociais atenienses.
Reconhecer o imperialismo ateniense.
Conhecer as principais instituições atenienses.
Identificar as limitações da democracia ateniense.
Reconhecer a importância da cultura grega para o mundo contemporâneo.
Reconhecer o carácter humanista da arte grega.
|
Observação e análise de imagens.
Visionamento de vídeos.
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos.
Leitura e análise de documentos.
Observação e análise de imagens.
Elaboração de um teste escrito.
|
Manual
Retroprojetor
Computador |
Observação direta.
Trabalho individual e em grupo.
Trabalhos de casa.
Sumativa |
7
1
|
3.1
4.1
5.1
8.1
13.1 |
Espaço temporal: de 10 a 14 de dezembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
|
|
Entrega e correção da ficha sumativa. |
|
Auto e heteroavaliação
|
2 |
|
Espaço temporal: de 3 a 31 de Janeiro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
2.2 O mundo Romano no apogeu do Império.
- O Mediterrâneo romano nos séculos I e II
- O Império: áreas dominadas e fatores de integração;
- Uma economia urbana, comercial e monetária
- Sociedade e poder imperial.
- A ordem social, a vida quotidiana em Roma;
- As instituições políticas; - A civilização romana: o direito; o urbanismo; a arte; a literatura; as crenças religiosas.
2.3 O Cristianismo: Origem e difusão. - Uma religião inovadora.
- A mensagem de Cristo - A difusão do Cristianismo no Império romano: - condições de propagação; afirmação da nova religião. |
Conhecer o espaço abrangido pelo Império romano.
Caraterizar a economia romana.
Distinguir os grupos sociais.
Identificar os agentes de romanização.
Caraterizar o poder imperial.
Reconhecer o direito e o urbanismo como criações originais da civilização romana.
Identificar manifestações artísticas e literárias do período clássico.
Reconhecer os contributos da civilização romana para a civilização ocidental.
Descrever as origens do cristianismo.
Reconhecer o carácter inovador do Cristianismo.
Identificar os fatores de difusão do Cristianismo, no mundo romano.
|
Observação e análise de imagens.
Visionamento de vídeos.
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos.
Realização de fichas de trabalho (formativas)
Elaboração de textos (narrativas).
Observação e análise de imagens.
Visionamento de filmes.
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos.
Revisões.
Elaboração de um teste escrito.
|
Manual
Retroprojetor
PC
Manual
Computador
Retroprojetor |
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Sumativa
|
4
2
2 |
3.1
5.1
6.1
8.1
10.1
12.1 |
Espaço temporal: de 1 de fevereiro a 1 de março
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
3. A formação da cristandade ocidental e a expansão islâmica
3.1. A Europa do século VI ao século IX: - O novo mapa político da Europa: a fixação dos povos germânicos;
- A Igreja católica no Ocidente europeu.
- O clima de insegurança e as transformações económicas.
|
Localizar, no espaço e no tempo, as invasões bárbaras.
Relacionar a formação dos principais reinos bárbaros com a prefiguração do mapa da Europa moderna (atual).
Relacionar o clima de insegurança da Europa na Alta Idade Média com a pressão das invasões e a regressão económica.
|
Observação e análise de imagens.
Visionamento de vídeos.
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos.
Realização de fichas de trabalho (formativas).
Pesquisa de informações e elaboração de trabalhos escritos.
|
Manual
Computador
Retroprojetor
Manual
Retroprojetor
PC |
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
4
4
|
2.1
4.1
6.1
12.1 |
Espaço temporal: de 4 a 15 de Março
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
3.1. A Europa do século VI ao século IX
|
Entender as mudanças ocorridas
|
Visionamento de vídeos
Pesquisa de informações
Elaboração de um teste escrito.
Entrega e correção dos testes
|
PC
|
Observação direta
Trabalhos de casa
Sumativa
Auto e heteroavaliação
|
2
1
1
|
2.1
4.1
12.1
|
Espaço temporal: de 2 a 30 de abril
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
3.3 Cristãos e muçulmanos na Península Ibérica:
- Origem e princípios doutrinários da religião da religião islâmica;
A civilização islâmica;
A formação dos reinos cristãos no processo da Reconquista.
|
Localizar no tempo e no espaço a origem da religião islâmica.
Reconhecer o papel de Maomet na origem da religião islâmica.
Identificar os princípios fundamentais da religião islâmica.
Localizar num mapa-mundo as principais áreas geográficas da expansão muçulmana.
Analisar as condições de coexistência de muçulmanos e cristãos na Península Ibérica, a partir do século VIII.
Identificar as formas de relacionamento entre esses dois mundos.
Relacionar os avanços da reconquista com os apoios dos reinos cristãos europeus e com as divisões do mundo muçulmano.
Explicar a formação de Portugal no movimento da Reconquista.
Analisar as principais etapas da formação de Portugal, sua independência política e alargamento do território. |
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Realização de fichas de trabalho (formativas)
Elaboração de esquemas
Leitura e análise de documentos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de um teste escrito. |
Manual
Vídeo
PC
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Observação direta
Sumativa |
2
2
1 |
2.1
4.1
9.1
11.1
12.1
|
Espaço temporal: de 1 a 30 de maio
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV
|
Relacionar o crescimento demográfico com o desenvolvimento económico.
Entender as relações sociais e o poder político.
. |
Leitura e análise de documentos
Pesquisa
|
Livros
computador
|
Observação direta
Sumativa
|
7
1 |
5.1
13.1
|
Espaço temporal: de 31 de maio a 14 de junho
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
A cultura portuguesa face aos modelos europeus
|
Caraterizar a cultura medieval e o desenvolvimento do ensino universitário.
Caraterizar a Arte medieval. |
Pesquisa
Apresentação dos trabalhos de grupo |
Livros Internet
PC |
Observação direta Oral dos trabalhos
Auto e heteroavaliação
|
3
1 |
9.1
13.1
|
Actualizado em (Segunda, 17 Setembro 2012 12:37)