Planificação 8º ano
Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas
Escola Básica de Coronado e Covelas
Planificação didática da disciplina de História
8º Ano de escolaridade
Espaço temporal: de 17 a 30 de Setembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
4.3 - Crises e revolução no século XIV
|
Integrar a Revolução de 1383-85 no contexto de crise económica e social.
|
Apresentação/ficha diagnóstica
Observação e análise de imagens
Leitura e análise de textos
|
Manual
Retroprojetor
/ Cd PC |
Diagnóstica
Observação direta
|
1
5
|
D.C. Temporal, M1, 1.2: M2,
D.C.H. Contextualizada M7 |
Espaço temporal: de 1 a 14 de Outubro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
5. A expansão e mudança nos séculos XV e XVI
5.1 A abertura ao mundo:
5.1.1 – Rumos da expansão quatrocentista;
5.1.2 – A afirmação do expansionismo europeu: os impérios peninsulares. |
Enumerar as motivações sociais, económicas, religiosas e políticas da expansão europeia
Reconhecer as condições políticas, geográficas, humanas, técnicas e científicas
Identificar os principais rumos e etapas da expansão do período henriquino
Caracterizar a política expansionista de D. João II e de D. Manuel I Distinguir as formas de ocupação e de exploração económica dos impérios peninsulares |
Observação e análise de imagens
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
|
Manual
Papel vegetal
PC
|
Observação direta
Trabalhos de casa
Trabalhos de pesquisa
|
3
2
|
D.C.H. Contextualizada M7,7.2 M8,8.1 |
Espaço temporal: de 15 a 28 de Outubro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
5.1.3 O comércio à escala mundial
5.2 Os novos valores europeus
5.2.1.O Renascimento e a formação da mentalidade moderna
|
Identificar as novas rotas do comércio intercontinental, no contexto do comércio europeu.
Identificar as alterações no quotidiano das populações
Relacionar a renovação cultural dos séculos XV e XVI com a prosperidade das áreas em que teve origem e com o apoio dos grandes senhores laicos e eclesiásticos
Identificar os novos valores do Renascimento: antropocentrismo, naturalismo, experiencialismo, racionalismo, classicismo, individualismo e espírito crítico.
Relacionar o espírito crítico com os descobrimentos marítimos
|
Observação e análise de imagens
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
Visionamento de vídeos
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
2
4
|
D.C- Espacial o em História, M4,4.1
D.I.F. em H. M6,6.1
D.C. História, M12,1: M14.1 |
Espaço temporal: de 29 de Outubro a 11 de Novembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
5.2.1 O Renascimento e a formação da mentalidade moderna (cont.): - Alargamento da compreensão da natureza;
|
Definir humanismo
Identificar um humanista ligado a cada área do saber
Caracterizar a arte renascentista (escultura, pintura e arquitetura)
|
Revisões Elaboração de um teste escrito
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Sumativa
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
2
4
|
D.C.T, M1,1.1: M2, M13, 3.1
D.C.H,M14, 14.1 M12, 12.1,
|
Espaço temporal: de 12 a 25 de Novembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Observações |
A arte renascentista: persistência do gótico em Portugal
5.2.2 O tempo das reformas religiosas - Crise na Igreja: contestação e rutura;
|
Caracterizar a arte renascentista (escultura, pintura e arquitetura)
Caracterizar o estilo manuelino
Identificar as causas que levaram à contestação e rutura.
Demonstrar a importância de Martinho Lutero no início da Reforma Protestante e a consequente divisão do mundo cristão
|
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa |
3
3
|
D.I Fem. História M6,6.3 D.C.H, M12.1 M13.1 |
Espaço temporal de: 26 de Novembro a 9 de Dezembro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
5.2.2 O tempo das reformas religiosas - A expansão das ideias reformistas: a Europa dividida.
|
. Demonstrar a importância de Martinho Lutero no início da Reforma Protestante e a consequente divisão do mundo cristão
Identificar os reformistas e as suas novas Igrejas
|
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas e esquemas.
Leitura e análise de documentos
Ficha de avaliação
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Sumativa
|
5
1
|
D.C.H. Contextualizada M7,7.2 D.C.HC,M712, |
Espaço temporal de: de 10 a 14 de Dezembro (continua 2º período)
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas De aprendizagem |
5.2.2 O tempo das reformas religiosas
A reação católica: o caso peninsular
|
Identificar as causas que levaram à contestação e rutura.
Demonstrar a importância de Martinho Lutero no início da Reforma Protestante e a consequente divisão do mundo cristão
Identificar os reformistas e as suas novas Igrejas
|
Elaboração de mapas, esquemas.
Leitura e análise de documentos
Apresentação de trabalhos |
Computador
|
Sumativa
Direta
Auto e heteroavaliação |
1
1
1
|
D.C.T. M.F.1, 1.2
M.F.3, 3.1,3,2 D.C.H. Contextualizada M.F.7,7.1,7.2 M.F.8,8.1
|
Espaço temporal: de 3 a 13 de Janeiro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
6.1.2 Prosperidade dos tráficos atlânticos portugueses e a Restauração
|
Relacionar a Restauração com as ameaças à prosperidade do império atlântico português e com a conjuntura vivida pelo império espanhol |
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas e esquemas.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
6
|
D.C.E., M.F.4,4.1 M.F.5,5.1,5.2 MF 10,10.1
DC,MF14,14.1
|
Espaço temporal: de 14 a 27 de Janeiro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
6.2 Absolutismo e Mercantilismo numa sociedade de ordens. |
Identificar a disparidade de ritmos de desenvolvimento entre os tráficos comerciais e uma agricultura de fraca produtividade.
Relacionar o mercantilismo com as dificuldades económicas deste período.
Saber as consequências do ouro nas economias europeias.
|
Entrega e correção dos testes sumativos
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas |
Manual
Cd
PC |
Teste escrito
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa |
6
|
D.CT. MF1.2, MF3,3.2,
DCHC,MF8,8.1
|
Espaço temporal: de 28 de Janeiro a 10 de Fevereiro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
6.2 Absolutismo e Mercantilismo numa sociedade de ordens.
6.3 A cultura em Portugal face aos dinamismos da cultura europeia.
|
Caracterizar a sociedade do Antigo Regime.
Caracterizar o poder absoluto
Reconhecer manifestações do barroco.
Relacionar o desenvolvimento do barroco com a prosperidade financeira.
.
Identificar os progressos científicos ocorridos neste período
Definir conceitos básicos: método experimental, racionalismo. |
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Teste escrito
|
3
2
1 |
DCT,MF3,3.1,3.2
DCE H, MF4,4.2
|
Espaço temporal: de 14 a 24 de Fevereiro
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de aprendizagem |
6.3 A cultura em Portugal face aos dinamismos da cultura europeia.
. |
. Caracterizar a política pombalina nos aspetos: social, político e económico.
Caracterizar a filosofia das Luzes.
Reconhecer a implicação do Iluminismo nas reformas pombalinas. |
Teste escrito
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes. Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas |
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
|
Sumativa
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
1
5
|
DCCEH, MF5,5.2,5.3 DCIFH,MF6,6.1
|
Espaço temporal: de 25 de Fevereiro a 10 de Março
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
.1 A Revolução Agrícola e o arranque da Revolução Industria
7.2. O triunfo das revoluções liberais
7.2.1 Uma revolução percursora: o nascimento dos EUA.
|
Saber as alterações do regime de produção
Consolidar conteúdos
Identificar as causas da independência dos EUA.
Reconhecer os ideais iluministas na primeira Constituição americana.
|
Leitura e análise de documentos
Apresentação de trabalhos de pesquisa, individuais/grupo
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
|
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Observação direta
|
4
2
|
D.C.H,MF12,12.1 MF13,13,1
DCHC,MF8,8.1
|
Espaço temporal: de 11 a 15 de Março (continua 3º período)
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
7.2. O triunfo das revoluções liberais
7.2.1 Uma revolução percursora: o nascimento dos EUA.
|
Identificar as causas da independência dos EUA.
Reconhecer os ideais iluministas na primeira Constituição americana.
|
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Auto e heteroavaliação |
5
1
|
DCH,MF12,12.1 MF13,13.1
D.I.F.H,MF6,6,1
DCHCM8,8.1
|
Espaço temporal: de 2 a 14 de Abril
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
7.2. O triunfo das revoluções liberais
7.2.2 A França: a grande revolução
|
Caracterizar o ambiente pré-revolucionário.
Caracterizar as etapas da revolução francesa.
Saber conceitos básicos: Constituição, Cidadania, República, Monarquia Constitucional.
|
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Teste escrito
|
5
1
|
DCHC,MF8,81, MF9,9.1 MF10,10.1
|
Espaço temporal: de 15 a 28 de Abril
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
7.2.2 A França: a grande revolução
|
Saber conceitos básicos: Constituição, Cidadania, República, Monarquia Constitucional.
Avaliar a importância das conquistas da revolução francesa para a construção das democracias contemporâneas. |
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
3
1
|
DCHC,MF8,81, MF9,9.1 MF10,10.1
|
Espaço temporal de: 29 de Abril a 5 de Maio
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
7.2. O triunfo das revoluções liberais
7.2.3.A revolução liberal portuguesa.
|
Identificar os fatores que levaram à revolução liberal portuguesa.
Relacionar a ação das cortes constituintes com o processo de independência do Brasil.
Reconhecer as transformações provocadas pelo liberalismo que conduziram ao fim do Antigo Regime em Portugal e à formação de uma nova ordem social e política. |
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
Trabalhos de pesquisa, individuais ou em grupo |
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa |
4
2
|
DCH,MF12,12.1 MF13,13.1
DCHCMF8,8.1
|
Espaço temporal de: 6 a 19 de Maio
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
8. O mundo industrializado.
8.1 A expansão da revolução industrial.
|
Identificar a Inglaterra como a maior potência económica durante o século XIX.
Identificar as principais potências europeias que se industrializaram no século XIX.
|
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
|
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
|
3
2
|
DCT,MF2,MF3,3.1 MF.3,3.2
DCHCMF8,8.1
|
Espaço temporal de: 20 de Maio a 2 de Junho
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos específicos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
8.1.2 Contrastes e antagonismos sociais
|
Saber os conceitos básicos de : capitalismo industrial e financeiro, Liberalismo económico, sociedade anónima.
Relacionar os movimentos reivindicativos com as condições precárias da vida do proletariado. Saber os conceitos básicos de: êxodo rural, classes médias, proletariado, socialismo, marxismo |
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
Elaboração de fichas
Teste Escrito |
Manual
Cartolinas
Vídeo
Retroprojetor
|
Observação direta
Trabalho individual e em grupo
Trabalhos de casa
Sumativa |
3
2
|
DCT,MF2,MF3,3.1 MF.3,3.2
DCHCMF8,8.1
|
Espaço temporal: de 3 a 16 de Junho
Unidade temática e conteúdos |
Objetivos |
Atividades |
Recursos |
Avaliação |
Nº de aulas previstas |
Metas de Aprendizagem |
8.1.3. Os novos modelos culturais
8. 2 Os países de difícil industrialização: o caso português.
8.2.3 Alterações nas estruturas sociais
|
Relacionar a confiança no conhecimento científico com os progressos realizados pelas ciências exatas e com a eficácia da sua aplicação
Integrar as inovações artísticas da Segunda metade do séc. no contexto do urbanismo e da sociedade burguesa
Reconhecer que em Portugal a persistências de uma economia de tipo tradicional e o atraso do desenvolvimento da agricultura comprometeram o processo de industrialização Relacionar o atraso industrial com a dependência face ao estrangeiro
Relacionar o atraso económica com o surto emigratório para o Brasil
Reconhecer o crescimento limitado da classe burguesa e o aparecimento do proletariado
|
Observação e análise de imagens
Visionamento de vídeos
Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.
Leitura e análise de documentos
|
Manual
Vídeo
Retroprojetor
PC
|
Observação direta
Trabalhos de grupo
Auto e heteroavaliação |
3
1
|
DCHCMF7,7.1,7,2,MF8,8.1
DCH,MF12,12.1,MF13,13.1 |